-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 242000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fangfang Tian, SFAP
Descrição enviada pela equipe de projeto. DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de câmeras, inaugurou sua nova sede da empresa, Sky City, um centro de inovação de ponta criado em colaboração com a premiada equipe de renome mundial Foster + Partners. Localizada em Shenzhen, China, uma das dez melhores cidades da classificação UNESCO Cities of Design, a nova sede foi concluída após seis anos de construção, adicionando um novo marco proeminente e sustentável ao horizonte da cidade.
A tecnologia dos drones mudou a maneira como experimentamos o mundo ao nosso redor, ao mesmo tempo em que ampliamos os limites das possibilidades aéreas. Eu uso os produtos DJI há mais de uma década. Estamos muito satisfeitos por ter feito parceria com a DJI na criação de sua nova sede em Shenzhen, que será o principal centro de pesquisa e inovação da empresa. — Lord Foster, Fundador e Presidente Executivo, Foster + Partners
Começando com o objetivo de se tornar o "coração da inovação", Sky City passou por centenas de propostas de projeto antes de determinar o conceito de uma estrutura de aço suspensa assimétrica que representasse a estética de alta tecnologia Foster + Partners. Duas torres de arranha-céus - 44 e 40 andares, respectivamente - são unidas por uma ponte aérea. Uma área de 242.000 metros quadrados pode acomodar até 8.000 funcionários com escritórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, áreas de teste de drones e instalações públicas. Com 213 metros de altura, DJI Sky City surge como um edifício flutuando acima do solo.
As duas torres estão centradas em torno de dois núcleos verticais semelhantes a árvores, com outros volumes em balanço acima do solo. Seis blocos de vidro pendem assimetricamente ao leste e oeste em torno dos três lados dos núcleos. Os blocos suspensos são transportados por megatreliças e tubos de suspensão de aço conectados a seções transversais redondas em seus cantos, com o balanço máximo dos blocos atingindo 21,5 metros. O sistema estrutural serve tanto ao propósito de suporte de carga quanto a um sentindo estético, alcançando um alto grau de unidade entre espaço, estrutura e forma.
Uma ponte suspensa de 90 metros conecta as duas torres no 24º andar, 105 metros acima do solo. Esta ponte esbelta e leve complementa as grandes estruturas das torres, conferindo a Sky City um elemento dinâmico. De acordo com Young Chiu, principal arquiteto do projeto, “a massa e a estrutura de Sky City são honestas e expostas, com rica expressão dentro e fora. A estética é sem adornos, simples e limpa, é mínima, mas aconchegante, silenciosa e elegante”.
Com apenas o núcleo do edifício tocando o solo, a elevação geral dos volumes apresenta uma atitude acolhedora, expressando o equilíbrio entre tecnologia e natureza. Quase 80% da área total do terreno é composta pelo espaço aberto no térreo; a vegetação no lado sul do edifício se estende a um jardim inclinado que circunda a parte inferior da torre, e o espaço cinza sob os volumes flutuantes traz uma sensação de inclusão, conforto e tranquilidade. A estrutura metálica do edifício "brota" do campo verde, complementada por uma rede de jardins nos terraços, exalando vitalidade e uma mistura harmoniosa com a natureza.
Há uma diferença de altura de cerca de meio andar entre os lados norte e sul. Os arquitetos aproveitaram essa diferença para posicionar a base. Ela é integrada ao solo no lado sul em um ângulo de 2° para cima. À medida que a rua desce para norte, a base "escavada" é revelada e, do lado de fora, decorada com painéis de pedra natural, parecendo a fortaleza de um castelo.
A entrada do edifício está situada no lado norte da base, rente à via. Ambos os lobbies leste e oeste são posicionados no pátio cercado pela fortaleza, com uma caixa de vidro transparente envolta em moldura de aço inoxidável, como uma joia de cristal escondida dentro da base do castelo. Ao entrar no lobby surge um pinheiro preto, juntamente com a paisagem do restante jardim e a textura natural do pano de fundo em taipa. O natural e a tecnologia estão perfeitamente combinados, o que torna o edifício mais tranquilo e puro.
Sky City desafia a ideia tradicional do conceito de espaço de escritório, adaptando o ambiente para a DJI atender às necessidades de todos os funcionários. Os três volumes anexados ao núcleo podem acomodar três espaços de escritório, que podem ser independentes ou cooperar entre si, adaptando-se à abordagem modular de colaboração em equipe da DJI. Na torre leste, o volume de treliça em aço de quatro andares no topo da edificação de vidro é o laboratório de testes de voo de drones. A megatreliça é a única decoração do espaço aberto de pé-direito quádruplo, que é magnífico e atmosférico, complementado pela visão distante da grande janela, como se pudesse decolar a qualquer momento com o céu ao alcance.
Os detalhes do edifício também refletem o envolvimento da equipe da DJI no processo de projeto: da seleção de materiais ao design de sinalização, a DJI aplicou as ideias de P&D industrial e trabalhou em conjunto com a Foster + Partners em vários aspectos. Os materiais utilizados na edificação são principalmente industriais, tendo como cor principal o metal escuro fosco, complementado por vidros transparentes e de baixa reflexão, proporcionando uma textura que simula produtos industriais, o que está em sintonia com o tom principal dos produtos DJI.
Levamos seis anos para construir a nova sede da DJI, resultado da sabedoria e determinação da empresa e de nossos valiosos parceiros. Vemos Sky City como um produto diferente de qualquer outro que já fizemos: nossa verdadeira casa. No início de uma nova era para a DJI, damos muita atenção ao crescimento e bem-estar de cada funcionário. Isso começa com um ambiente de trabalho que é prático e agradável. Espero que Sky City inspire todos nós a trabalhar juntos e escalar novos patamares de progresso, sabedoria e possibilidades para desenvolver soluções que beneficiem a sociedade.—Frank Wang, fundador e CEO da DJI
O DJI Sky City é o primeiro arranha-céu com estrutura de aço suspensa assimétrica do mundo, com mais de 200 metros de altura. Todo o edifício tem uma estrutura de aço exposta sem qualquer ornamento e usa uma grande quantidade de aço, chapas de metal e vidro para exibir com confiança o poder e a beleza contidos na própria estrutura. O estilo industrial é racional e a integração harmoniosa entre a inovação de alta tecnologia e a natureza é uma expressão visual direta da DJI. Para a Foster + Partners, DJI Sky City é uma combinação poética de estética arquitetônica, avanços tecnológicos e identidade corporativa, demonstrando uma tentativa proficiente e transcendente neste campo.